sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Região Sudeste - Costumes, religião e sotaques



Costumes
Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo são os estados que integram a região Sudeste do Brasil. As manifestações culturais são muito diversificadas, com grandes influências dos povos indígenas, africanos, europeus e asiáticos. Entre os vários elementos da cultura do Sudeste, estão: 
Carnaval – festa popular comemorada em todo o Brasil. No Rio de Janeiro é realizado o carnaval mais famoso do mundo, e atrai turistas brasileiros e estrangeiros para prestigiarem os desfiles das escolas de samba.
Batuque – dança africana que representa um ritual de fertilidade, sendo difundida nas cidades do interior paulista. A dança é realizada através de uma fileira de homens que fica a 15 metros de distância das mulheres, e, ao iniciar o ritual, os homens e as mulheres dão a “umbigada”, ou seja, o ventre da mulher bate na barriga do homem. 
Samba de Lenço – é considerado o ancestral do samba cosmopolita. A utilização do lenço é uma forma de devoção a São Benedito. Apresenta aspectos similares ao jongo e o batuque. Sua dança é de origem africana, podendo ser praticada tanto no meio urbano (samba de salão) quanto na zona rural (samba de roda, samba campineiro e samba de lenço). 
Folia de Reis ou Reisado – folguedo que ocorre no período do natal, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia dedicado aos Santos Reis. A formação das folias difere-se conforme o lugar, normalmente são grupos de rapazes que realizam uma cantoria. Os instrumentos utilizados são: cavaquinho, violão, pandeiro, pistão e tantã. É um costume de origem portuguesa em comemoração à festa do Divino ou dos Reis Magos.
Congada – a congada consiste na luta do Bem contra o Mal. O Bem é representado pelos cristãos, o Mal é o grupo de mouros. O Bem usa roupa azul, e o mal, vermelha. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros, que são batizados. E, todos juntos, fazem a festa em louvor a São Benedito, padroeiro dos negros em todo o Brasil. 
Ticumbi – consiste numa vertente da congada, praticada somente no Espírito Santo. São negros com trajes brancos e fitas coloridas. É uma manifestação guerreira dramática. 
Dança de São Gonçalo – dança de origem portuguesa. É composta por duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres, na qual as moças se vestem de branco, rosa ou azul. Cada fileira é encabeçada por dois violeiros que ditam o ritmo da dança. Os dançarinos ficam dando “voltas” que recebem nomes especiais, como marca passo, parafuso e casamento. 
Festa de Iemanjá – muito popular no Nordeste, em especial na Bahia, a Festa de Iemanjá é uma homenagem à principal entidade feminina do Candomblé, Umbanda e Macumba. Nessa manifestação cultural os devotos levam presentes (perfumes, bebidas flores, etc.) para a Rainha do Mar.A culinária do Sudeste brasileiro é bem diversificada, e apresenta elementos da culinária indígena, dos escravos africanos e dos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os principais pratos típicos da região estão: feijoada, feijão-tropeiro, farofa, cuscuz paulista, pizza, moqueca capixaba, angu, frango com quiabo, pão de queijo, cachaça de alambique, entre outros.

Religião
Região Sudeste: Na região sudeste a maior parte da população também é católica, porém há crescentes aderentes do protestantismo e em menor quantidade, há seguidores do judaísmo, budismo, islamismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras. No sudeste há a Folia de Reis, uma festa religiosa de origem portuguesa em que no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus.

Sotaques
- Paulista: Os Paulistas mesmo puxam bem o R com um som bem abafado e engraçado, por mais que em São Paulo existam pessoas de todas as regiões do Brasil. Coloca "i" em qualquer sílaba que termine com EM ou EN: nem= neim / tempo= teimpo
Outra dica: Palavras oxítonas que terminam com "vogal+S(ou z)" sempre têm um i no meio da pronúncia:  mas= "mais" /  faz= "fais" /  mês= "meis" /  paz= "pais" / arroz= "arrois" / cartás= "cartais" . No final da palavra, O vira "u" e E vira "i": sabe= sábi /  mole= móli / mato= mátu. Não existe o som "ti" ou "di" no sotaque paulistano. NUNCA! Nós falamos "chi"(como a sílaba espanhola) ou "tshi" para "TI"; "gi" (pronúncia italiana) ou "g" (letra inglesa) para "DI": tinha= tshinha / Parati= Paratshi / elefante= elefantshi / gatinha= gatshinha / forte= fórtshi.
- Carioca: Com o seu puxado Ch, S e X, pois são influenciados pelos criadores, os Portugueses que falam igualzinho, o que maissss posso falar sobre esse povo? O dialeto carioca é uma variação linguística do português brasileiro. Vale lembrar que o dialeto carioca é típico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Até 1808 o Rio de Janeiro era prioritariamente habitado por escravos e descendente de portugueses, situação que se manteve durante quase a totalidade da história da cidade. Percebe-se de maneira clara no dialeto carioca essa influência africana, em especial na africanização de várias consoantes no falar carioca, em contraste com outros dialetos brasileiros, que sofrem maior influência européia ou indígena.
- Mineiro: O mineiro ou montanhês é o dialeto do português brasileiro falado na região central do estado de Minas Gerais. Essa variante, que ocupa uma área que corresponde aproximadamente ao Quadrilátero Ferrífero, incluindo-se a fala da capital, Belo Horizonte, é um dos dialetos mais facilmente distinguíveis do português brasileiro. Ele deve ser diferenciado do dialeto caipira, que cobre áreas do interior de São Paulo, Paraná e das regiões sul do próprio estado por receber influência do interior de São Paulo. O dialeto mineiro apresenta as seguintes particularidades fonéticas:  Apócope das vogais curtas: parte é pronunciado part' (com o "t" levemente sibilado). Assimilação de vogais consecutivas: o urubu passa a ser u rubu. Permutação de "e" em "i" e de "o" em "u" quando são vogais curtas. Entre outras.
Aí vão alguns exemplos.
Você comprou as roupas que eu lhe pedi? Cê comprô as ropaqu'eu tii pidi?
Quantos anos você tem? Quan zan 'cê tem?
O que é que ela falou? Que qu'ela falô?
Eu vou à praça com você. Eu vô na práss c'ocê.
Ele comprou aqueles cadernos para você Ei' comprô aquês cadern pr'ôcê.
Eu estou ajudando-a a carregar as malas. Eu tô ajudãn ela carregá as mala.
Eu gosto de você. Gós d'ôcê.
Eu sou de Belo Horizonte. Eu sô de Belorizontch. (ou Beaga)
Quem é você? Quem 'qu'é ocê?.
Que horas são? Conta zora?
Sábado Passado… Sáb'passad'.
Você é daqui mesmo? Cê' é daqimês?
Massa de Tomate Mas' d'tumati
Posso colocar o pó? Pó' pô' o pó?
Onde que eu estou? "Oncôtô?"

20 comentários:

  1. Sudeste é composto de SP, MG e RJ... Acho que está faltando a praia dos mineiros aí: ES.

    ResponderExcluir
  2. E bem eficiente , mas não muito explicada

    ResponderExcluir
  3. otimo me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. o que voce Mariana Violeta escreveu

    ResponderExcluir
  5. o que voce Mariana Violeta escreveu

    ResponderExcluir
  6. Loucura loucura, mas tem muita mina que mente e que é abusada ta ligado.Se juntar as palavras fica maneiro. Tipo mente abusada? não ABUSADAMENTE

    ResponderExcluir